segunda-feira, 11 de abril de 2011

Encorajando-nos para Encorajar

O Espírito Santo é o nosso Encorajador. É verdade que Ele nos desencorajará de pecar, mas Ele nunca nos desencorajará no nosso serviço ou no nosso viver Cristão. O Pai enviou o Espírito Santo para ser o nosso Encorajador, de modo que se você estiver desencorajado, pode ser por não estar a depender do Espírito Santo de Deus.

     Como é que o Espírito Santo nos encoraja como Cristãos? Em primeiro lugar, Ele ensina-nos as verdades da Bíblia. Sempre quando notamos que estamos cansados e desencorajados, voltamos para a Bíblia e pedimos que o Espírito nos ilumine. Ele mostra-nos as promessas da Palavra. Quando vemos quão grande Deus é, os nossos próprios problemas e fardos tornam-se muito pequenos. Uma das grandes alegrias da vida Cristã é estudar a Palavra de Deus e deixar que o Espírito nos revele Cristo. Se você ler a sua Bíblia sem a ajuda do Espírito, nunca receberá qualquer encorajamento. Mas se pedir ao Espírito de Deus que lhe abra os olhos para a verdade de Deus, o Consolador ensiná-lo-á e encorajá-lo-á.

     O Espírito Santo encoraja-nos de outra maneira. Ele ora por nós e ajuda-nos a orar na vontade de Deus. Romanos 8:26 diz-nos que o Espírito de Deus intercede por nós, e que Ele ora na vontade de Deus. Nós não O ouvimos orar, mas Ele ora por nós, diz Paulo, “com gemidos inexprimíveis.” 



O Espírito Santo dá-nos o poder que precisamos para viver a vida Cristã. “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade” (Fil. 2:13).


Espírito de Deus remove o medo. “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação” (2 Tim. 1:7). A igreja primitiva enfrentou, no poder do Espírito, um mundo iníquo e hostil, e não tiveram medo. Quando o Espírito de Deus o enche e controla, há uma paz interior e confiança que afugenta o medo. O medo destrói sempre a fé; o medo tira sempre a força. Mas quando você tem o Espírito de Deus a encorajá-lO, não há nenhuma necessidade de ter medo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário